Arte e literatura ( pode separar as duas?) devem ser ensinadas na sala de aula?Ou mudando a pergunta : como devem ser ensinadas ?
A 2° mostra de cinema marginal me fez pensar nisso. Estudamos literatura nas escolas como mero produto de repetição , não precisamos aprender conceitos ,simplificam a arte a tudo que ela não tem necessidade (nem pode) ser : um produto de limitação! Se faz arte pra buscar a transcedencia , por querer fazer um elo do "eu " com o mundo, pra tocar sentimentos , buscar transformações , é uma manifestação do ser humano enquanto criador .E vem os livros escolares e matam todo esse abstrato com toneladas de conceitos notinhas de roda pé , querendo explicar o que é tudo aquilo , porque foi feito e principalmente : limitando a sua percepção , criando e mostrando interpretações unilaterais.
Ensinam apenas o conceito :" Romantismo - junto com o modernismo são as únicas escolas literárias divididas em três partes , tem como características o pessimismo (principalmente na segunda geração) , evasão no tempo,subjetividade e etc e tal "
"Ao contrário do que se pensa a arte gótica não tinha caráter "sombrio" ao qual é atribuído hoje ,ela tem predominância de "vazio sobre cheios" e blablablá ." É realmente assim que devemos encarar tais manifestações humanas?Não devemos sentir a música , as palavras ,as imagens ? É apenas pra demonstrar quão culto se pode ser ao decorar conceitos? E o que se ganha com isso?
Último dia da mostra de cinema marginal ,filme "o terror da vermelha" ,terminando o filme teve palestra , o palestrante parecia um homenzinho impregnado de notinhas de roda pé até a alma,todo cheio da razão ,com suas frases "eu estudei isso por anos eu sei do que estou falando,ok? Por pouco ele não abriu a cabeça de cada um ali presente e botou todas as "verdades" que ele aprendeu durante seus dias de estudo! Concordo que é importante o resgate histórico ao nível de informação, é legal pensar em qual contexto o autor viveu e fez sua obra mas querer simplificar toda uma obra a pequenos conceitos...
O legal também é poder ter várias percepções /interpretações sobre um único fato , as emoções pessoais que um quadro ou poema pode dar e aí vem uns carinhas "estudiosos" pra te jogar pensamentos formados que não são teus . Eu me senti meio que na sala de aula e um ar super condicionado , de repente eu vou a um lugar pra esquecer aqueles homens e mulheres que dominam o quadro com suas palavras e me vejo numa palestra do doutor em conceitos, Se é só pra professar a fé de quem patrocina, só pra repetir a verdade de outra pessoa a arte vai virar só uma coisa : alienação
arte alienada
arte ali é nada!
(Ariadne)
Um comentário:
Eta...mels dels...foi a melhor crítica que eu já li!!
Não estou sendo baba ovo...é a pura verdade!!
;*
Postar um comentário