terça-feira, 29 de setembro de 2009

Reflexões

A sanidade é quase loucura ...

(Dine - manter-se são nos dias de hoje é ser louco!)

Realidade

"Levamos tudo muito a sério , quando muitas vezes não passa de uma brincadeira."

(Dine - e devia ser ou não assim?)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Friamente calculado

Era um labirinto mas sempre sabia o caminho
E no jogo , já tinha todas as cartas na manga.
O final do filme já sabia antes de assistir
e tudo mais era assim
Movimentos , ventos & vestidos :
friamente calculados
O batom , a fala , o dia :
friamente calculados

Romper com o esperado
não chegar na hora marcada
esquecer o rastro a ser seguido
Essa era a real saída
e a única que não conseguia encontrar!

(Ariadne - esse daqui é pra Laiane Sepúlveda , em homenagem ao poema que ainda não consegui terminar!)

Corta o filme

Muda - idéia - ação !

(Dine - vamos fazer um filme? Vamos mudar as cenas?Vamos ter a nossa histótia?)

Produzir

Se não tentarmos ,
morreremos no marsmo
de olhar pra trás
Será sempre
repetições repetições
e nunca criações!
(Ariadne)
Tenho várias variáveis dentro de mim.O que foi dito a três segundos pode não valer mais nada neste instante . Isso não é contradição , é apenas uma parte de mim que se encontrava calada tendo a chance de gritar.


(Ariadne)

Conto de uma noite de ...

Era noite . 3 copinhos com líquido alaranjado fizeram ela rir ,não diria que riu mais que o habitual no entanto, a intensidade era visivelmente maior . Um sorriso bem vivo e ao mesmo dormente . Amortecido do mundo e de seus problemas . Depois de ter bebido e o conteúdo ter passeado por todo seu corpo , só existia o som das musicas de Cazuza e Humberto Gessinger.
Alguém saberia dizer que líquido era aquele?
É preciso sentir,saborear todos os momentos - das alegrias até as dores desmedidas .É isso que vai sobrar depois - as experiências. E a menina não podia ser somente uma folha em branco ou uma contadora de histórias alheias.Ela precisava andar e cantar pelos bares da cidade , causar e sentir as dores que os homens podem provocar a ate achar coisas que nem sabia existir. Começou então a descobrir corpos , copos,líquidos e lugares .Era inicio.



(Ariadne)

domingo, 27 de setembro de 2009

O perigo de ser um homem de seu tempo

Domingos Jorge Velho foi um homem de seu tempo , e agiu como tal , foi sanguinário , dizimou populações indígenas e nos ensinam " não podemos julga -lo com a otica atual " ele apenas agiu de acordo com as regras da sociedade de sua época. É perigoso não conseguir enxergar um pouco adiante ou não ter coragem de fazer pequenas /grandes mudanças viver unicamente visando obedecer as leis que regem o período , é ter uma visão unilateral , estagnada , é não ser capaz de discernir , ter um senso crítico , sendo assim , se age mecânicamente ,não pensando , apenas fazendo passes pré - programados de acordo com as cartas dispostas na mesa! Imensuráveis erros foram feitos por não poder / querer (ou não ter coragem de ir contrário aos atos barbáros que estavam sendo feitos)ver onde aquelas ações iam levar .
Como seria se Gandhi , Luther King ,Nelson Mandela, Baudelaire , Brecht , Einstein ,Nietzsche tivessem sido apenas homens do seu tempo ?
(Ariadne)

Why so serious?


sábado, 26 de setembro de 2009

Ansiedade

Hoje eu quero mais é esbarrar no amanhã

(Ariadne)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Socializando

Eu fecho os olhos
respiro fundo
escolho as melhores(piores) palavras
Falo manso & reviro
o cotidiano com meias copnversas.



(Ariadne)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tempo

Por que ele é a chave , as respostas e a cura !


(Coisas de Dine & Beatriz)

Eu sendo piegas!

Qualquer doutrina que não seja o amor não vencerá o mundo nem penetrará no inconsciente humano. O capitalismo falhou , o socialismo caiu , as religiões apenas voltadas para o lucro também!A educação , a sociedade ,a polícia ou a política , todas falharam! O que aconteceu e acontece com todas as tentativas de ordem ? Essas instituições prendem o homem e não o compreendem. Os matam de fome , violentam,deixam inoperantes para pensar e agir , os amedontram e sedam ,os deixam infelizes e insensíveis . Elas só existem como tentativa de impor a ordem . E ... me digam , o que é a ordem ? É acorrentar , hipnotizar ,adestrar ou qualquer coisa para que uns obtenham vantagens em cima de tantos outros! Mais ou menos dia haverá colapso pois os seres humanos precisam de outras coisas e não será nos braços de seus carrascos que encontrarão o que precisam! Não será na senzala , no meio da guerra santa ou em uma fabrica ...
(Ariadne - no verso daqueles velhos simulados de 2009)


* sendo piegas admito , mas foi em reflexões , os grandes líderes que deixaram seus exemplos , se apoiavam em que? Gandhi , Luther King , Rosa Parks ... qual era o caminho deles?
"É muita doçura onde
insistem em ver
somente a fera"
(ariadne)
"Em mim as feridas também doem
e nem sempre cicatrizam ..."



(Ariadne)
"Pensamento voando longe , tão longe que não
sai de onde sempre esteve :
bem aqui do meu lado! "

(Ariadne)

Segunda mostra de cinema marginal

Arte e literatura ( pode separar as duas?) devem ser ensinadas na sala de aula?Ou mudando a pergunta : como devem ser ensinadas ?
A 2° mostra de cinema marginal me fez pensar nisso. Estudamos literatura nas escolas como mero produto de repetição , não precisamos aprender conceitos ,simplificam a arte a tudo que ela não tem necessidade (nem pode) ser : um produto de limitação! Se faz arte pra buscar a transcedencia , por querer fazer um elo do "eu " com o mundo, pra tocar sentimentos , buscar transformações , é uma manifestação do ser humano enquanto criador .E vem os livros escolares e matam todo esse abstrato com toneladas de conceitos notinhas de roda pé , querendo explicar o que é tudo aquilo , porque foi feito e principalmente : limitando a sua percepção , criando e mostrando interpretações unilaterais.
Ensinam apenas o conceito :" Romantismo - junto com o modernismo são as únicas escolas literárias divididas em três partes , tem como características o pessimismo (principalmente na segunda geração) , evasão no tempo,subjetividade e etc e tal "
"Ao contrário do que se pensa a arte gótica não tinha caráter "sombrio" ao qual é atribuído hoje ,ela tem predominância de "vazio sobre cheios" e blablablá ." É realmente assim que devemos encarar tais manifestações humanas?Não devemos sentir a música , as palavras ,as imagens ? É apenas pra demonstrar quão culto se pode ser ao decorar conceitos? E o que se ganha com isso?
Último dia da mostra de cinema marginal ,filme "o terror da vermelha" ,terminando o filme teve palestra , o palestrante parecia um homenzinho impregnado de notinhas de roda pé até a alma,todo cheio da razão ,com suas frases "eu estudei isso por anos eu sei do que estou falando,ok? Por pouco ele não abriu a cabeça de cada um ali presente e botou todas as "verdades" que ele aprendeu durante seus dias de estudo! Concordo que é importante o resgate histórico ao nível de informação, é legal pensar em qual contexto o autor viveu e fez sua obra mas querer simplificar toda uma obra a pequenos conceitos...
O legal também é poder ter várias percepções /interpretações sobre um único fato , as emoções pessoais que um quadro ou poema pode dar e aí vem uns carinhas "estudiosos" pra te jogar pensamentos formados que não são teus . Eu me senti meio que na sala de aula e um ar super condicionado , de repente eu vou a um lugar pra esquecer aqueles homens e mulheres que dominam o quadro com suas palavras e me vejo numa palestra do doutor em conceitos, Se é só pra professar a fé de quem patrocina, só pra repetir a verdade de outra pessoa a arte vai virar só uma coisa : alienação

arte alienada
arte ali é nada!
(Ariadne)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mentira

A verdade tem uma
irmã gêmea muito
dissimulada !

(Dine)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eis que chega o mágico e rouba um pedacinho do sorriso da moça.Agora ela andava assim meio triste, ora pensativa , ora lacrimejando.Mas tudo bem, o bom de morar em uma cidade encantada é que mais cedo ou mais tarde outra pessoa pode aparecer e devolver o sorriso ou até mesmo trazer outro melhor!

(Ariadne - esse mágicos ...)

domingo, 20 de setembro de 2009

Reticências

É como se o autor subitamente tivesse parado de escrever a historia e a personagem ficasse ali imovél, se ao menos tivesse ouvido da boca dele "eu não te quero mais" , teria ido embora e lembrado das coisas vividas . Não ,não , isso não aconteceu , mais parecia que um Rubem Fonseca ou Nelson Rodrigues havia morrido ,pairava uma dúvida no ar .E a história ? Não tinha acabado , congelou e não havia explicação para tal fato, as coisas de repente se tornaram estáticas ,nada progredia .E Sofia ficou bem ali , meio que na página 237 sem final feliz ou infeliz , só restava as folhas em branco sem tinta ou palavras .Não podia pegar a caneta e simplesmente começar a escrever ,pois a história de sua vida nem se quer era propriamente sua por assim dizer (de tão dependente e submissa que era), não era dona , era criação .Passaria dias ,meses ou a eternidade esperando o tal cara para continuar do ponto onde parou .Mas poderia reclamar ? Logo ela que antes dos devaneios de um autor nem se quer existia...

(Ariadne)
"Ô menina vai ver no almanaque
como tudo isso começou como se termina uma estoria de amor" *

Eu não quero mais ouvir certas palavrinhas.Tenho vontade de espancá-las e mostrar o quão idiotas são , pegar o amor e cuspir na cara dele , mostrar que não passa de um ator, finge existir mas fora dos palcos é só um vagabundo que não tem lar em canto algum!

(Ariadne)

* Meio o que o Belchior fala em uma música sua!
Mariana gostava de saltos no escuro .Pouco importava se o abismo era grande demais ou se o poço tinha fundo. O que atraia era a velocidade , a sensação de se estar fora de rota .Tinha medo do perigo, da dor ? Gostava da adrenalina percorrendo todo seu corpo . A dor da queda pouco importava .Machucava era a espera , torturava quando acontecia algo que a impedia de correr riscos , descobrir novas coisas , risco maior era o tempo entre um salto e outro .Se tinha medo só poderia ser do tempo que ficaria estática em uma inercia qualquer ...
(Ariadne)
Passou tempo demais acreditando em coisas inexistentes.Foi ingênua , admito!Quantas vezes virou o rosto ou fechou os olhos pra não ver o que saltava aos campos da visão?Pensava poder reconstruir tudo e não percebia que o erro era justamente esse : algumas coisas desmoronam e devem continuar no chão , as vezes é preciso deixar pra trás . Começou a procurar novas rotas e olhando hoje para o passado até parecia lógico as coisas funcionando assim .É a peneira da vida , não que ela separe o ouro dos falsos metais , no mínimo ela faz com que as coisas realmente suas fiquem no lugar onde devem estar. E quantas vezes se fingi não saber que determinadas coisas não pertence nem nunca pertenceu a você?

(Ariadne)
Teresina 20 de setembro de 2oo9
Caro presidente ,
viver neste país custa caro!

Ariadne
"Parece criança , esquece rápido o tombo ,logo quer correr novamente"

(Dine)

Mal entendidos

A dor foi real,
a história não

(Dine)

Egoismo "

"Eu queria era você perto de mim
nem me importava se você estava sangrando ou não"

(Dine)

sábado, 19 de setembro de 2009

Eu machucava você por que tinha medo . Medo de dar tudo e mesmo assim não conseguir te fazer feliz . Eu queria te causar dor ,fazer sangrar pra ver se você se afastava. A sua ausência seria dor tremenda tal qual é a tortura de não saber cuidar de você . E chorava baixinho , amava & odiava , tudo ao mesmo tempo . Vontade de jogar a mão em seu rosto e depois repousar em seu corpo.
- Viu ? Eu sou humana , me perdoa ! Não cabe em mim tanto amor e eu preciso me defender. Me defender de você , que me põe no colo e enxuga minhas lágrimas , me faz crer em tolices cor-de- rosa , você que me faz tão bem mas o custo de tudo isso é me tirar da realidade , fazendo perder os sentidos e eu não poso com isso , eu não poso com você.
é por isso que todo dia eu te machucava um pouquinho!
(Ariadne)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ele era autoritário e dócil ao mesmo tempo e ninguém pode com pessoas assim!Queria tudo pra si . Não dava tempo e sim correntes, pensava que ao aprisionar ou fazer cena na hora da partida as coisas e as pessoas simplesmente não se afastariam . Acertou e errou necessariamente nesta ordem pois não foi capaz de perceber imediatamente que as chantagens eram toxinas , em alguns dias ,tudo morrera!


(Ariadne)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Reticências

É como se o autor do livro subitamente tivesse morrido e a história ficou inacabada , não havia um final , pairava no ar uma dúvida . Se acaso a personagem tivesse ouvido da boca dele " eu não te quero mais" ela teria ido embora e lembrado das coisas vividas . Mas o autor morrera , e a historia tinha ficado inacabada , do nada começou e sem explicação havia não terminado , apenas parado . E Sofia agora ficava ali , no meio do livro , meio que na página 237 , ela não tinha final feliz nem infeliz , ela só tinha folhas sem tinta ou letras ,não tinha o poder de escrever sua própria história. Mais ela que nem existia antes dos devaneios de um cara qualquer , podia reclamar de não saber como acabava ?
(Ariadne)
Sim,eu sinto a corda bamba na qual estamos(estamos=expanda tal expressão)
Mudou do vinho pra água
e eu sinto tanta falta do álcool
Eu tou chorando pra
(depois)
poder sorrir!
Andando pela rua o telefone público começou a tocar . Naturalmente não era pra ela , mas sabe como é , já havia assistido Matrix e estava com tanta vontade de achar um meio de sair dos seus problemas que realmente desejou atender o orelhão e ser tele transportada para fora da realidade , precisava escapar do labirinto que sua vida havia se tornado . Não atendeu o telefone e dificilmente aconteceria o imaginado. Ficou por aqui mesmo ...
(Dine)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estou com uma crise existencial atrás da orelha ...
(dine)
Vou
porque aqui
não sou !

(Ariadne)
Se eu espremer ele sai suco ? Se fritar sai óleo ? Dá pra comer cozido ? Dá pra baixar a febre ? Da pra curar gripe ? Dá pra curar o câncer ?

Um poema só serve pra gente se dizer! Quando a panela ta quente demais a água quer sair ,daí a gente abre a tampa pro ar escapar .Fazer poesia é destampar a panela pro vapor sair um pouco de dentro da gente . Não vá desencantar achando que o que esvreve não serve pra nada , se não servisse tanta gente que escreve durante tanto tempo já teria descoberto isso!

(Vivaldo Simão)

domingo, 13 de setembro de 2009

Me arrependi ,escrever não é pra mim , quero ir embora daqui !
Ou então ficar aqui mas sabendo que não é poesia , não é
prosa ,é pensamentos soltos ,são páginas e frases que talvez
só sirvam pra uma menina !

Dine
Como o corpo dói
Chicoteiam minha alma e ainda me abraçam
não é carinho nem cuidado
confusão ?


(Ariadne)
"Incrível como Teresina até parece grande quando queremos encontrar pessoas e não conseguimos "
"Na verdade aconteceu um lance meio louco , normal ! "

sexta-feira, 11 de setembro de 2009


Hoje eu me sinto como se tivesse cometido um crime...
Mais minhas mãos não estão sujas
E pouco me importa se o alarme soa perigo
Meu castigo foi acreditar demais
E achar que tudo é para sempre
Quando nem mesmo o “sempre” existe....
(J. CarvalhoO )
- Onde é que nos perdemos?
-Devemos ter nos perdido em alguma curva deste caminho...precisamos voltar, refazer o caminho e nos encontrarmos.Volta comigo?
- Malditas curvas , enganando nossos sentidos e corações! Eu volto eu volto! eu nunca nem quis sair!
-Sim, malditas! mal ditas! Ditas!Sim, voltaremos. Segure a minha mão e voltaremos. Mas antes me dá um abraço?
- E quando nos abraçarmos,enxuga minhas lágrimas?
-Sim, enxugo as tuas e tu as minhas. Mas não solta a minha mão!
- Não solto , seguro! E farei dos meus pulsos,firmes!-vamos!
- Já estamos voltando pra casa , a estrada certa! (pros corações certos)

(Dine e Jhess - de recado em recado )

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Me afasto por não saber e por você não me deixar aproximar.A frase dita em outras conversas ainda é verdadeira
"Eu te amo, eu te respeito , eu te cuido se precisar !" . Tudo o que vivemos foi real nunca fiz nada pra te machucar e se assim interpretou , houve um erro , eu não quis nada disso!

(Ariadne)
Quando um não quer ,
dois não conversam!


(Ariadne - aprendi isso hoje )

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A receita


Receita de como fazer uma Dine:

Bata no liquidificador uma indiana , uma oriental,um anjo,uma morena,uma escada em espiral,duas doses de loucura, duas doses de razão , acrescidos de duas colheres de pigmentação vermelha extraída de urucum usados em pinturas indígenas .Pronto já temos uma mágica!

(Vivaldo Simão)


E porque temos que ser sérios?Querem fazer carapuças, mas essas, não servem.Parece que para criticar um modelo ou um conceito temos que ser sérios , chatos e muito adultos!


-Quem manda no meu nariz?Tenho direito de ser eu.


Eu - não apenas um curso na universidade

Eu - não apenas a aparência que todos querem ver.


eu quero ,eu posso,eu faço


Deixa eu deixa eu!

(Ariadne)

Série Memórias dos dias que virão parte 7


(Daniela)

Série Memórias dos dias que virão parte 6


(Salvio e Bia)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

É que eu não tenho vocação pra riso forçado, conversas que não me interessam .É que eu não aprendi a ver vantagem em viver de aparências .Se acalme aí moça ou rapaz , se você gosta ,pode se afogar nisso tudo mas eu prefiro aprender nadar pra longe
(Dine - cansada dos muitos que são tão pouco)
..

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Faça chuva ou faça sol
faça sexo !
(Dine )

domingo, 6 de setembro de 2009

Olha a carinha dele , que peninha!


Tá , tudo bem eu confesso , não sei quase nada do esporte paixão nacional mas se tratando de Brasil e Argentina e o Maradona sendo o tecnico , até eu gritei e vibrei! Em 1993 a nossa querida nação amiga perdeu pra Colômbia (5x0) exatamente em um mesmo 5 de setembro mas parece que aprenderam ,desde a bellísima derrota citada , eles não perdiam em seu terrítorio e nesse tempo o Brasil perdeu duas vezes ,não foi nenhum 5 x 0 no entanto , todos sabem , perder pra Argentina já é a pior coisa do mundo nem importa o placar . Ver a cara do Maradona a cada gol foi explendido , se todos os jogos fossem assim , até assistiria .Ontem valeu a pena esquecer as frases "brasileiro só lembra que é brasileiro em jogos da seleção " ou qualquer outra frase do tipo . Lembrei , assisti , gostei! E hoje tou só esperando as piadinhas contra nossos amigos com suas blusas em tons de azul e verde . Adios amigos!

A história sem fim

Eis o livro que estou a ler e me deliciar . Tudo ali é mágico , de repente você se transporta pra outro mundo , se não é pra Fantasia , ao menos é pra suas memórias da infância . As letras das páginas são nas cores verde e vermelho , uma para quando Bastian estiver na realidade e outra para o reino de Fantasia , cada capitulo começa com uma letra do alfabeto e há desenhos . É um livro que guardarei e lerei para meus filhos , não é uma obra infantil , é mais uma onde os pequenos poderão viajar ,no entanto , o prazer maior vai ser para quem estiver lendo para as crianças (poderem usar a imaginação! )

sábado, 5 de setembro de 2009

Tem horas que dá vontade de fugir (morar) em uma ilha qualquer e se afastar destes pensamentos tão reacionários (e por que não , irracionais?) .Coincidência ou não , estava a ler na fila do consultório médico sobre ditaduras , anos 60 & censura quando passa na tv uma chamada sobre um programa , o tema era amor & sexo . Um senhor ao meu lado começa a falar "agora passa de tudo na tv , é um absurdo ! " , uma mulher ainda complementa " agora que acabou a censura tudo banalizou , como vamos criar nossos filhos?" . Pra mim , pareceu extremamente triste a conversa deles ,já nos acostumamos a ver homens dormindo em calçadas ,pais matando seus filhos ,encaramos tiroteios como algo normal mas o assunto taxado de absurdo e terrível (e constrangedor) para se tratar é o sexo ...



* Me arrepiou e eu tive medo , imagine uma pessoa em pleno anos 200o glorificando a censura como a melhor forma de disciplina ," educar é esconder " foi praticamente o lema.Não estou defendendo o programa que será exibido ,somente acho rídiculo esse pudor todo quanto ao sexo , parece ser um assunto a não ser tratado , é uma mostra da nossa bela sociedade , um desfile de máscaras , a tal revolução sexual vai precisar de muito mais décadas pra ter um efeito melhor , e são os próprios filhos da tal revolução que procuram deixar na clandestinidade um assunto inerente ao ser humano!
(Ariadne- escrito pensando em uma possível conversa a se ter com o Vinicius a caso ele estivesse comigo na hora)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Na minha casa vai rolar Mutantes !

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Em uma conversa qualquer

"A liberdade não existe mas podemos escolher muitas coisas , vivemos porque queremos ou por acreditar em possibilidades de mudanças , o certo é que podemos acabar com tudo em menos de um segundo... "
(Ariadne )

Série:Memórias dos dias que virão parte 5


(Paulinho Moska)

Série:Memórias dos dias que virão parte 4


(Rhayro)

Série:Memórias dos dias que virão parte 3


(Jhess e Bia)

Série:Memórias dos dias que virão parte 2


(Filipe)

Série Memórias dos dias que virão parte 1


(Cayo )

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Gramática

Assassino o português todo dia

ele sempre renasce das cinzas e
ressuscita do meio dos resquícios de borracha
feito uma fênix

* Para Vera , minha moça dos fios e fontes históricas
(Ariadne)

terça-feira, 1 de setembro de 2009