quinta-feira, 9 de abril de 2009

A noção de perfeição na sala de aula

É uma sala silenciosa onde o professor escreve seu assunto no quadro ,usa slides e ninguém dorme,todos copiam o que o mestre fala e depois vão para casa,onde fazem seus exercícios.
Um trabalho árduo de não sei quantos anos (repetição,alguém jáconhece algum meio melhor para aprender?Quase todos usam essa frase) . E a rotina é simples e calma : livros abertos,cadernos escritos,grandes autores e seus ideais imbutidos na cabeça dos alunos.
Com tanta disciplina ,passar no vestibular será fácil.Depois de passar no vestibular a rotina continua.A sala será um pouco diferente,no entanto, o condicionamento na escola foi tão bem realizado que não será dificultoso aos alunos pegarem seus livros e processarem em suas memórias tudo que está sendo escrito/lido/falado ali. Terminado o curso,prepadados para o mercado de trabalho.
Repare que o modelo de equilíbrio/perfeição é estagnado, uma linha horinzontal,contínua ,que não apresenta nada de novo. Os alunos não precisam raciocinar , criar , eles não precisam ser eles , basta repetir o que Sócrates, Drummond , Pítagoras etc falaram. A escola modelo é um lugar propício ao atraso ,onde se faz uma apologia implícita ao "deixe como estar", "pensar para quê? Deixe isso para os outros..."
Pais,professores , alunos e pessoas em geral , a ordem muitas vezes impede o progresso.O caos de não aparecer pensamentos novos e ideias fará que a sociedade chegue a um ponto em que precise de mudanças mas estas não aconteceram pois não há pessoas para inovar.


[Ariadne , pensando em um professor maldito...e igual a eles existem tantos]

4 comentários:

Punk disse...

Para ler ao som do The Wall Part II dos Pink Floyd

;)

Jhéssica disse...

a ordem muitas vezes impede o progresso.
vamos todos seguir o padrão do sistema..passar 20 anos na escola e depois ir para o mercado de trabalho como cães treinados para obedecer e procriar o capitalismo..esta é a lei...'nesta terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes'
adorei o texto..
beiijo!! :**

Bia Magalhães disse...

Eu não vou escrever muita coisa...até pqminha mente está meio abitolada hj...mas achei legal o texto...me fez pensar..??
;*

Universo Cidade disse...

meu deus...ler ao som de pink floyd ,n ha nada mais propicio!